04/12/2024 – SÃO PAULO – O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), em votação unânime realizada em sessão especial, na quarta-feira (4/12), no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital, escolheu a nova Mesa Diretora da Corte para o exercício de 2025.

Na oportunidade, também por decisão unânime, o Conselheiro Antonio Roque Citadini foi eleito, pela sexta vez, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Farão parte da Mesa Diretora da Corte, a Conselheira Cristiana de Castro Moraes (Vice-Presidente do TCESP) e o Conselheiro Dimas Ramalho (Corregedor). A nova diretoria, com mandato de um ano, tomará posse no início de fevereiro.

Participaram da sessão, presidida pelo Conselheiro Renato Martins Costa, os Conselheiros Antonio Roque Citadini, Cristiana de Castro Moraes, Robson Marinho, Dimas Ramalho, Sidney Beraldo e Marco Aurélio Bertaiolli, além de membros, diretores e servidores da Corte.

Em suas primeiras palavras como novo Presidente da Corte, Antonio Roque Citadini, fez elogios à administração comandada pelo Conselheiro Renato Martins Costa no ano do centenário. “A gestão superou tudo, em todos os campos. Essa gestão dos 100 anos foi consagradora. Consagradora a sua gestão, Conselheiro, consagradora ao Tribunal de Contas, para todos nós. Foram realizações que aproximaram mais o Tribunal da sociedade paulista. Essa é uma coisa difícil de fazer. Foi um desempenho que vai ficar na história”, destacou Roque Citadini.

“Nós temos que ser um fator de modernização da administração pública. Tem que melhorar a administração pública. Nós temos condições de fazê-la melhorar. As prefeituras têm que cumprir com as questões trazidas pelo Tribunal de Contas. Eu já fui cinco vezes Presidente do TCE e espero que o Tribunal cumpra o seu papel. Sou grato, cumprimento ao Dr. Renato e espero que a nossa administração continue com os nossos planejamentos e eventos”, completou Citadini.

O Conselheiro Renato Martins Costa externou palavras ao novo Presidente do TCESP e à nova Mesa Diretora. “Você (Roque) sabe e faz com imensa sabedoria exercer a condição de Decano entre nós. Todos nós temos em você o nosso porto seguro, de referência, aconselhamento e de apoio. Pra todos nós, é uma honra enorme que você possa nos liderar de direito“, destacou o Conselheiro.

“A presença da Conselheira Cristiana, na Vice-Presidência, ao Conselheiro Dimas, na Corregedoria, dá a esse mandato a solidez extraordinária que temos com toda a certeza que terá”, completou Renato Martins Costa.

Os integrantes da Mesa Diretora de 2025 cumprimentaram os presentes da sessão especial e agradeceram a confiança pelo voto para a nova gestão. “Pela terceira vez, fui eleita pelos colegas como Vice-Presidente do TCESP. E dessa vez, estarei ladeada tanto do meu amigo, Conselheiro Dimas Ramalho, quanto do meu amigo, Conselheiro Roque Citadini. Feliz de fazer parte dessa nova gestão em que estarei com a experiência de cada um deles nesse apoio”, destacou a nova Vice-Presidente da Corte, Cristiana de Castro Moraes.

“Vamos trabalhar para continuar fazendo o Tribunal cada vez maior, melhor, moderno, próximo da população e, sobretudo, a importância do Tribunal é a sua constante renovação. “Que nós possamos fazer jus à confiança de todos que esperam, com um corpo de funcionários excelente que nós temos, e a sociedade precisa da atuação cada vez maior do Tribunal de Contas”, disse o Corregedor eleito, Conselheiro Dimas Ramalho.

. Currículo

Antonio Roque Citadini será presidente pela sexta vez (1991, 1998, 2007, 2013, 2019 e, agora, 2025). Desde abril de 1988 no TCESP, o Decano dos Conselheiros participou, por outras vezes, do comando administrativo da Casa, como Vice-Presidente e Corregedor, e foi um dos defensores da descentralização do TCESP por meio da criação das Unidades Regionais no Estado.

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), com extensa bibliografia iniciada em 1983 com a publicação do livro “Lei Orgânica dos Partidos Políticos – Comentários, Notas e Jurisprudência”, antes de ingressar no Tribunal, foi consultor jurídico da Câmara Municipal de São Paulo, advogado credenciado junto ao Tribunal Regional Eleitoral; assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Santo André; advogado do Sindicato dos Condutores de Veículos; Diretor Administrativo e Diretor-Presidente da Companhia de Gás de São Paulo (Comgas) e membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de São Paulo (CESP), da Eletropaulo e da Companhia Paulista de Força e Luz.